Destaque

18/01/2019

Agricultores visitados pelo PronaSolos Paraná

Annete Bonnet1, Gustavo Ribas Curcio2, Maurício Kacharouski3

 

Tiveram início as atividades de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes na região Oeste do Paraná, mais precisamente na Bacia Hidrográfica Paraná III (Figura 1). O objetivo da pesquisa é identificar os tipos de solos e sua distribuição dentro da citada bacia, assim como avaliar o estado de conservação das matas ciliares e suas funcionalidades ecológicas, identificando espécies arbóreas e epifíticas.

Como os trabalhos são realizados em pedossequência (topo das encostas até o rio ou nascente), as ações envolvem o acesso dos técnicos tanto em lavoura como nas florestas ciliares (rios e nascentes). Na maioria destes casos, devido à brevidade de tempo, os técnicos do projeto não têm possibilidade de solicitar permissão de acesso às propriedades rurais aos respectivos proprietários. No entanto, quando esta possibilidade se concretiza, os técnicos do Projeto explicam a dinâmica de trabalho, além de repassar um folheto que contém explicações pormenorizadas do projeto. Desta forma os agricultores ficam cientes da importância do projeto e, maciçamente, tem se verificado um alto grau de satisfação por parte destes.

Até o momento, todos os agricultores que tiveram contato com a equipe técnica demostraram total satisfação pelas pesquisas que estão sendo desenvolvidas com solos e vegetação ciliar, concedendo total liberdade para que os técnicos entrem em suas propriedades e realizem os trabalhos de campo. “Temos de cuidar de nossas terras e da água, pois é dela que tiramos o nosso sustento”, relatou um agricultor em uma das conversas.

 

 

Fonte: 1 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br; 2 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br; 3 – Técnico da FAPEAGRO – mauriciokacharouski@bol.com.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.