Destaque

19/12/2019

Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios nos Subplanaltos de Campo Mourão, São Francisco, Cascavel e de Foz do Iguaçu

Gustavo Ribas Curcio1; Annete Bonnet2; Maurício Kacharouski3

 

 

Nova campanha de campo para efetuar levantamento de solos e de vegetação protetiva de rios e nascentes foi realizada pelas equipes do PronaSolos Paraná. A pesquisa ocorreu entre os dias 2 a 13 de dezembro de 2019 e abrangeu áreas dos municípios de Guaíra, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios e Santa Helena.

As paisagens, todas desenvolvidas sobre rochas eruptivas, encontram-se inseridas em duas províncias geomorfológicas – patamarizada (Figura 1) e convexada (Figura 2). A primeira província possui contrastes significativos de solos – rasos (Figura 3) e espessos (Figura 4), enquanto a segunda contém dominantemente solos profundos (Figura 5).

Nessa campanha foram coletadas informações morfológicas, químicas e granulométricas de solos em 62 pedossequências, totalizando 248 pontos nos citados municípios (Figura 6). Em cada ponto de referência se fez amostragens do horizonte superficial e subsuperficial, informações que serão muito importantes para apurar o planejamento da Bacia Hidrográfica Paraná III.

No tocante à coleta de informações da vegetação, tanto de rios como de nascentes, foram amostrados mais 23 pontos, incorporando mais informações técnicas sobre a composição arbórea e epifítica daquelas florestas (Figura 7).

Pelo fato desses pontos de amostragem de vegetação serem executados em cotas altimétricas baixas, é muito comum se identificar consequências graves, advindas do mal manejo dos solos das encostas e da planície. Nesse sentido, é muito comum se deparar com solos erodidos ou soterrados (Figura 8), perdendo parcialmente suas funções ecológicas.

As observações técnicas obtidas nessa campanha, somadas as demais obtidas em outras campanhas, certamente, poderão contribuir para o planejamento do meio rural da Bacia Hidrográfica Paraná III.

 

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

2 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br

3 – Técnico da Fapeagro – mauriciokacharouski@bol.com.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.