Destaque

30/12/2020

Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes - 13 a 17 de dezembro de 2020

Gustavo Ribas Curcio1, Marlon Antonio Debrino2, Maurício Kacharouski2

           

Com a realização da campanha de campo do Projeto PronaSolos PR entre os dias 13 a 17 de dezembro, encerraram-se as pesquisas de levantamentos de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes em 2020.

As pesquisas desta última campanha foram realizadas no extremo sul da Bacia Hidrográfica Paraná III, mais especificamente em três munícipios: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu e São Miguel do Iguaçu.

Em termos cartográficos, a região mapeada compreende parte das cartas F0 e F1 – Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo (Figura 1), envolvendo um território com aproximadamente 600 km2.

Figura 1 – Cartas componentes do Projeto PronaSolos PR e respectivas correspondências com a Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo – IBGE.
Figura 1 – Cartas componentes do Projeto PronaSolos PR e respectivas correspondências
com a Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo – IBGE.

A amostragem de solos e vegetação ocorreu no Subplanalto Foz do Iguaçu (Figura 2), envolvendo dominantemente paisagens pertencentes à província convexada. Nesta predominam encostas com relevos suaves (Figura 3) onde se encontram, em maioria, os Latossolos Vermelhos Eutroférricos típicos com textura muito argilosa (Figura 4).

Figura 2 - Subplanaltos constituintes da Bacia Hidrográfica Paraná III.
Figura 2 - Subplanaltos constituintes da Bacia Hidrográfica Paraná III.

As últimas pesquisas levantaram as características dos solos e respectivas distribuições em 19 pedossequências amostrais, as quais contêm 76 pontos de referência, totalizando 152 amostras de horizontes superficiais e subsuperficiais. Complementarmente, foram feitas pesquisas em mais 17 pedossequências observacionais, totalizando 68 pontos de referências. Nestes, foram registrados os dados de granulometria, espessura de solo e de horizontes, cor entre outros atributos morfológicos.

Figura 3 – Aspecto da Província Convexada, subplanalto Foz do Iguaçu.
Figura 3 – Aspecto da Província Convexada,
Subplanalto Foz do Iguaçu.
Figura 4 – Latossolo Vermelho Eutroférrico típico – subplanalto Foz do Iguaçu.
Figura 4 – Latossolo Vermelho Eutroférrico típico,
Subplanalto Foz do Iguaçu.

 

Do total referido, 22 pedossequências envolveram planícies fluviais e 14 englobaram nascentes.

Os trabalhos do PronaSolos recomeçarão em 11 de janeiro de 2021, com a previsão do término das pesquisas de campo para abril próximo.

A equipe de trabalho do PronaSolos deseja a todos um “Bom Fim de Ano” e “Um Belo Ano Novo” cheio de alegrias, sucesso e saúde, principalmente!

 

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

2 – Técnico da Fapeagro – marlon_debrino@hotmail.com

2 – Técnico da Fapeagro – mauriciokacharouski@bol.com.br

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.