Depoimentos institucionais

José Carlos Polidoro - Chefe de Pesquisa da Embrapa Solos
Dr. José Carlos Polidoro
Chefe Geral da Embrapa Solos

O PronaSolos é um programa do Estado Brasileiro que visa mudar para melhor a relação do homem com os dois principais recursos naturais da humanidade, o Solo e a Água.

Esta mudança se dará pelo estabelecimento de uma governança nacional, em que esses recursos naturais se tornam estratégicos para o futuro da sociedade, no que diz respeito à segurança alimentar e hídrica, das estratégias de defesa e ocupação do território brasileiro, da diminuição dos riscos as pessoas em acidentes por eventos naturais extremos, da atividade de exploração mineral, mas, principalmente, por que a vida na terra depende primariamente do funcionamento do solo e do acesso à água.

O programa foi instituído por um decreto presidencial em 19/07/2018, pela Presidência da República e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Desde então o país terá 30 anos para cuidar bem do seu solo e da sua água. Hoje, projetos como o pioneiro PronaSolos Paraná, está sendo ampliado para todos os Estados e municípios do Brasil. Seu arranjo institucional mostra com clareza a envergadura do programa, que conta com mais de 75 instituições oficiais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Instituições de Ensino Superior, De desenvolvimento Regional e Extensão Rural. Somam-se a estes atores, uma grande força do setor privado, sobretudo do Agronegócio e grandes usuários da água.

Portanto, o Brasil e os brasileiros podem estar certos que, sob liderança do MAPA e da Embrapa, O PronaSolos garantirá o solo e a água para o futuro da sociedade brasileira, preservando-os como patrimônios da humanidade.

 José Carlos Polidoro             
Chefe Geral da Embrapa Solos    

 

Foto Edson Tadeu - Embrapa Florestas
Dr. Edson Tadeu 
Chefe Geral da Embrapa Florestas

 

"O PronaSolos (Programa Nacional de Solos do Brasil) é um programa estratégico para o país, que servirá para aprimorar o planejamento e uso da terra. Neste contexto, cada estado brasileiro terá o seu Projeto, procedendo a levantamentos de solos em escalas que subsidiarão expressivamente a produção rural. Aqui no Paraná, temos o PronaSolos Paraná, o qual já se encontra em execução.

Para nós da Embrapa Florestas, o PronaSolos Paraná gera um momento especial face a sua importância para o Estado do Paraná. É um projeto que trará como resultado final uma fotografia precisa dos nossos solos, onde será avaliado o estado de conservação destes, bem como os respectivos potenciais de uso. Além disto, dado seu enfoque interativo, trará informações sobre o estado de conservação da vegetação ciliar de rios e nascentes e suas funções ecológicas, permitindo um aprimoramento no planejamento e uso da terra.

O Projeto executa levantamentos de solos e vegetação em toda a Bacia Hidrográfica Paraná III e tem como tempo de ação o período de outubro de 2018 a julho de 2020. Para sua criação foi instituída uma sólida parceria entre a Embrapa, Itaipu, Fapeagro e o Governo do Estado do Paraná, este representado por quatro Secretarias de Estado e vinculadas: Agricultura e Abastecimento (representada pelo Instituto Agronômico do Paraná); Ciência, Tecnologia e Ensino; Meio Ambiente e Recursos Hídricos (representada pelo Instituto Ambiental do Paraná e Instituto de Terras e Cartografia); Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, além do apoio da Passos de Freitas & Oliveira Franco.

Ao longo dos trabalhos está previsto o engajamento de outras instituições de ensino e pesquisa, as quais deverão contribuir com pesquisas específicas demandadas pelo Projeto."

Edson Tadeu Iede             
Chefe Geral da Embrapa Florestas

 

 

Foto Sérgio Gaiad
Dr. Sérgio Gaiad
Chefe de Pesquisa da Embrapa Florestas

O planejamento da propriedade rural e a elaboração de políticas públicas demanda dados confiáveis sobre os fatores que influenciam a produtividade. Dentre estes fatores, sobressaem as informações sobre as características dos solos e suas distribuições nas paisagens.

O perfeito conhecimento do solo permite aprimorar os mapas de zoneamento agrossilvopastoril, proporcionando a maior racionalização da distribuição das culturas em determinada região ou clima.

O Programa Pronasolos, de âmbito nacional, tem o objetivo de aumentar o detalhamento dos mapeamentos de solos existentes e aumentar a confiabilidade e acurácia dos dados dos solos brasileiros.

O Projeto Pronasolos-PR, de âmbito estadual, é o primeiro a ser implantado e traz como diferencial a inclusão da pesquisa do componente florestal, identificando áreas de importância para recarga hídrica e áreas de risco ecológico, especialmente para rios e nascentes.Trata-se de um trabalho pioneiro no Brasil e que pode servir de modelo para todas as regiões do Brasil.

A Embrapa Florestas está orgulhosa de participar desse processo.                       

 

Sérgio Gaiad                        
Chefe de Pesquisa da Embrapa Florestas

 

 

Foto Florindo - Presidente IAPAR
Dr. Florindo Dalberto
Presidente do IAPAR

 

"O conhecimento regionalizado  dos solos, desde sua gênese, propriedades e funcionalidades, é condição essencial para a prática de uma Agricultura Conservacionista como a que se desenvolve no Estado do Paraná.
O Paraná dá um salto à frente nesse campo, com uma formidável e inédita integração de esforços de entidades públicas e da iniciativa privada, para realizar o PRONASOLOS PR, que será a ligação entre todo o conhecimento sobre solos acumulado no IAPAR nos últimos 40 anos e a prática da Agricultura moderna e sustentável que faz do Paraná uma referência mundial em tecnologia e produção agropecuária".

Florindo Dalberto   
Presidente do IAPAR

Recomendar esta página via e-mail: