Destaque

07/08/2019

Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios no Subplanalto de São Francisco

Gustavo Ribas Curcio1; Annete Bonnet2

 

 

Entre os dias 22 de julho e 2 de agosto foi realizada nova campanha de campo pelas equipes do PronaSolos Paraná. As pesquisas em solos e vegetação foram realizadas em partes dos municípios de Ouro Verde, São Pedro do Iguaçu, Diamante D’Oeste, Quatro Pontes e Vera Cruz do Oeste, mais propriamente no Subplanalto de São Francisco.

Esse subplanalto possui forte grau de dissecação, com grande expressão da Província Patamarizada (Figura 1). Nas encostas dessa província sobressaem solos bem menos espessos - Neossolo Regolítico (Figura 2), Neossolo Litólico, Chernossolo Argilúvico e Nitossolo Vermelho, do que no Subplanalto de Cascavel onde há forte prevalecimento do Latossolo Vermelho em Província Convexada (Figura 3).

Na citada campanha, além de inúmeras características morfológicas, foram coletadas em torno de 68 amostras de solos em 24 pedossequências, envolvendo diferentes tipos de solo como Cambissolo Flúvico (Figura 4), Gleissolo Háplico (Figura 5), Neossolo Litólico, Neossolo Regolítico, Chernossolo Argilúvico (Figura 6), Nitossolo Vermelho e Latossolo Vermelho.

Ao mesmo tempo, pesquisas relacionadas à cobertura vegetal protetiva de rios e nascentes foram realizadas em 13 pedossequências, sendo cinco em nascentes e oito em margens de rios (Figura 7). Na medida do possível, espécies importantes reconhecidas como madeiras-de-lei estão tendo sua localização registrada para futuros trabalhos de coleta de sementes e posterior produção de mudas, a exemplo, grápia e peroba (Figuras 8 e 9).

Informações relevantes têm sido levantadas pelas equipes do PronaSolos Paraná que contribuirão para o manejo sustentável da Bacia Hidrográfica Paraná III.

 

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

2 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.